Busca:
Pesquisa
O que você achou deste site?
Gostei
Não Gostei



resultados
Enquete

Votos 1306

Clube da Árvore FAQ (Perguntas Frequentes)



Categoria: Índice -> Ecologia

Perguntas
·  O que é Ecologia?

Respostas
·  O que é Ecologia?

Em 1866, um cientista alemão chamado E. Haeckel utilizou pela primeira vez a palavra ¨ecologia¨. Sendo uma palavra originária da Grécia, é fácil entendermos seu significado dividindo-a da seguinte forma:
ECO = HABITAT LUGAR DE VIDA DE UM ORGANISMO
LOGIA = ESTUDO E/OU CIÊNCIA
Podemos então dizer de forma simples que a ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o lugar onde eles vivem (habitat), e em conseqüência, as influências que uns causam aos outros.
Com esta definição, fica clara a compreensão que temos a frente um vasto campo de conhecimento, e que na realidade não se compõe de uma ciência isolada, mas está presente em todas as nossas ações e disciplinas de estudo. Pode se limitar aos seus conceitos específicos, mas sua magnitude fica clara nas relações com a física, química, botânica e nosso dia a dia, principalmente com a economia e relações sociais.
Mesmo não sendo especialista em nenhuma área específica, podemos dar nossa parcela de ajuda, especialmente quando nos consideramos "ser vivo" a se relacionar com o resto do universo e nesta equação simples o "eu", ir garantir a importância de "nós", e o universo pode ser visto como a somatória dos nossos "ecossistemas".
A ECOLOGIA DEVE SER ENTENDIDA COMO ALGO PESSOAL PARA O BEM COLETIVO
Não somente os animais e vegetais relacionam-se entre si e o ambiente em que vivem,homem também faz parte desta comunidade.
Infelizmente, ao longo do tempo, o homem provocou mudanças nos diversos ecossistemas, a maior parte das vezes, de uma maneira negativa.
Contudo, devido à sua inteligência e habilidade, possui também capacidade suficiente para solucionar os problemas que ele mesmo criou, gerando soluções, propondo modelos e aplicando estes conceitos.
Sendo assim, a ecologia deve ser entendida como algo pessoal, através de uma verdadeira participação. Cada um de nós pode lutar por ela de uma forma positiva, agindo nos diversos ecossistemas.

[ Voltar ao TOP ]



Copyright © 2007.
clubedaarvore.com.br
Todos os direitos reservados


Link site DWA Soluções
Até o momento, recebemos 835732 vizualizações de páginas (page views) desde Abril 2007
Tempo para gerar esta página: 0.39 segundos