Busca:
Pesquisa
O que você achou deste site?
Gostei
Não Gostei



resultados
Enquete

Votos 1306

Serviços Oferecidos



Realizamos Consultoria Ambiental:
A consultoria ambiental consiste numa assessoria especializada para o correto encaminhamento dos assuntos relacionados ao meio ambiente em atendimento à legislação e às boas práticas de gerenciamento, gerando uma Gestão Integrada.
Este trabalho visa suprir a necessidade daquelas empresas que não possuem departamentos próprios, ou os estão implantando, para desenvolver estas atividades, sendo a empresa mantida informada tanto quanto à atualização de legislação e procedimentos, quanto às melhores práticas ambientais.
Para determinadas atividades, anteriormente à entrada do processo de licenciamento junto aos órgãos competentes, é prudente a realização de um Estudo de Viabilidade, de forma a que a empresa faça a aquisição de custos para sua implantação, visto que a ação na área ambiental pode vir a ser uma fonte consumidora de recursos de grande monta, devido a um planejamento ineficiente.
Realizamos Implantação de Programas de:
• Coleta Seletiva;Sistema e Gerenciamento de Resíduos.
• Realizamos Auditoria Ambiental:
É uma atividade que ocorre normalmente nos processos de compra e venda de empresas e objetiva diagnosticar as pendências existentes face ao atendimento da legislação, e levantamento de passivos ambientais existentes, que podem se tornar em fonte de problemas futuros para a empresa, ou solicitação dos Órgãos Ambientais.
Realizamos Licenciamento Ambiental
Instrumento "de caráter preventivo", o licenciamento foi instituído com o intuito de "garantir a qualidade ambiental", buscando a harmonia entre o desenvolvimento econômico e social com a proteção do meio ambiente.
O licenciamento ambiental consiste na preparação de documentação para a obtenção de licenças prévias, de instalação e de operação de atividades industriais junto aos órgãos competentes nas esferas municipal, estadual e federal.
Inclui-se dentro do rol destes trabalhos a regularização de outorgas para a captação de água subterrânea e superficial e o do lançamento de efluentes em corpos d'água. Em muitos casos, para o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras o licenciamento envolve preliminarmente estudos ambientais mais detalhados como o Relatório Ambiental Preliminar - RAP, o Estudo de Impacto Ambiental - EIA, Relatório de Impacto Urbano - RIU, entre outros.
Para determinadas atividades, anteriormente à entrada do processo de licenciamento junto aos órgãos competentes, é prudente a realização de um Estudo de Viabilidade, de forma a que a empresa faça a aquisição de custos para sua implantação, visto que a ação na área ambiental pode vir a ser uma fonte consumidora de recursos de grande monta.
Etapas do licenciamento ambiental:
Licença de instalação (LI)
• Licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. É concedida depois de atendidas a condição de Licença Prévia.
Licença de operação (LO)
• Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. É concedida depois de atendidas a condição da Licença de instalação.
Licença Prévia (LP)
• Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o início das obras.
Elaboração de:
• EIA - Estudo de Impacto Ambiental - conjunto de atividades técnicas e científicas destinadas a identificar, prever a magnitude e valorar os impactos de um projeto e suas alternativas, realizado e apresentado em forma de relatório, de acordo com os critérios estabelecidos nesta Diretriz e atendendo às demais instruções da FEEMA.
• RIMA - Relatório de Impacto Ambiental - documento que consubstancia, de forma objetiva, as conclusões do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), elaborado em linguagem corrente adequada à sua compreensão pelas comunidades afetadas e demais interessados.
• Análises Técnicas - revisão e análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para avaliar o seu conteúdo técnico e sua adequação à legislação ambiental.
• Diagnósticos Ambientais - parte do estudo de impacto ambiental destinada a caracterizar a situação do meio ambiente na área de influência, antes da execução do projeto, mediante completa descrição e análise dos fatores ambientais e suas interações.
• Análises de Risco - é a estimativa qualitativa ou quantitativa do risco de uma instalação, com base em uma avaliação técnica, mediante identificação dos possíveis cenários de acidente, suas freqüências de ocorrência e conseqüências.
Observações importantes:
• O EIA será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, responsável tecnicamente pelos resultados apresentados, independente do proponente do projeto.
• A equipe multidisciplinar, a instituição ou a empresa responsável pela elaboração do EIA estão inscritos no "Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental" fornecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis - IBAMA, nos termos da Resolução CONAMA nº 01, de 13.06.88.
Serviços Complementares:
• Acompanhamento de processos de auto-monitoramento e de cumprimento de condicionantes;
• Assessoria jurídica ambiental;
• Implantação de sistema de gestão ambiental - em atendimento a norma ABNT ISO 14001;
• Levantamento de Passivo Ambiental;
• Operação de Estações de Tratamento de Efluentes.
Prestando serviços nas áreas de:
• Elaboração, orientação e acompanhamento de projetos de Educação Ambiental e de Reflorestamento, a serem implantados em Escolas, Empresas, Entidades, Comunidades e Prefeituras;
• Gestão e Consultoria em Normas, Diretrizes e Legislação Ambiental; Estudos de Análise de Risco; Estudos de Auditoria Ambiental; Implantação de Programas de Gestão Ambiental; Estudos de Impactos Ambientais;
• Coleta de Documentos para o Licenciamento junto aos Órgãos Ambientais; Estudo de Viabilidade de Localização; Coleta de Publicações Legais (Diário Oficial e/ou Periódicos);
• Treinamento na Área Ambiental, em Coleta Seletiva, Gestão Ambiental, Legislação Ambiental e Gerenciamento de Resíduos, Industriais e Domésticos;
• Gerenciamento de Resíduos, Classes I, IIa e IIb, prestando serviços nas Áreas de: Coleta Seletiva; Amostragem e Análise em Classificação e Caracterização; Acondicionamento; Transporte; Armazenamento Temporário; Destinação Final de Resíduos; Fornecimento de mão-de-obra qualificada na Área Ambiental; Estudos de Investigação de Passivos Ambientais; Estudos de Recuperação de Áreas Contaminadas; Emissão de Certificados de Destinação de Resíduos Industriais e Domésticos.



Copyright © 2007.
clubedaarvore.com.br
Todos os direitos reservados


Link site DWA Soluções
Até o momento, recebemos 835718 vizualizações de páginas (page views) desde Abril 2007
Tempo para gerar esta página: 0.35 segundos