Busca:
Pesquisa
O que você achou deste site?
Gostei
Não Gostei



resultados
Enquete

Votos 1306

Falta de água preocupa...

E a Água em Macaé e Região? Enquanto isto em toda a Cidade falta Água. Vale ressaltar que o problema não é da CEDAE, o tratamento é feito. A dificuldade esta na captação, pois o volume de água do Rio Macaé está diminuindo.
Muito me preocupa o fato de que nosso Principal manancial não esteja dando "conta" de atender a todas as comunidades.



O Rio Macaé e seus Afluentes estão sendo "poluídos" a cada dia por:

  • Agrotóxicos (Randap nas propriedades da Serra para controlar o Mato);
  • Desmatamento (para a criação de novos pastos);
  • Esgoto Doméstico que é lançado "in natura" (pois em todo o trajeto do Rio não há Fossas Sépticas e nem Unidades de Tratamento de Esgoto que atendam a todas as localidades);
  • Resíduos Industriais (que são liberados indiscriminadamente por Postos de Gasolina, lavagem de veículos e Pequenas Fábricas);
  • Entulho de Obras;
  • Lançamento de Resíduos Domésticos as margens;
  • Queimadas;
  • etc e etc.

Toda esta contaminação se dá no entorno, nas margens e nos seus principais Afluentes. E está sendo realizada pela própria comunidade "que depende dele". Mas, esta já é uma ameaça global (advertem cientistas).

Cientistas pedem uma ação radical para melhorar o gerenciamento das reservas mundiais de água, afirmando que um terço da população mundial já enfrenta escassez.

Relatório divulgado no início da Semana Mundial da Água, em Estocolmo, informa que um uso mais eficiente dos recursos hídricos é necessário para reduzir a pobreza e os danos ao ambiente.

O estudo de cinco anos, encabeçado pelo Instituto Internacional de Gerenciamento da Água (IWMI, na sigla em inglês), baseado no Sri Lanka, diz que é uma prioridade essencial melhorar as técnicas de uso da água na agricultura de países em desenvolvimento, particularmente nas fazendas da savana africana.

As recomendações incluem a construção de mais cisternas, melhores sistemas de irrigação e o desenvolvimento de culturas resistentes à seca.

"Os últimos 50 anos de práticas do gerenciamento da água não são modelo para o futuro, quando a questão é lidar com a escassez", disse Frank Rijsberman, chefe do IWMI. "Precisamos de uma mudança radical em instituições e organizações responsáveis pelo gerenciamento do suprimento de água da Terra, e uma forma extremamente diferente de pensar sobre o uso da água".

O relatório, que se vale de contribuições de mais de 700 cientistas, foi apresentado na capital da Suécia. Mais de 1.500 especialistas de 140 países, além da ONU, participam da conferência.

Nossas Propostas para Solucionar o problema da falta de Água:

  • Tratamento de todo o Esgoto Doméstico - com a implantação de Pequenas Estações de Tratamento de Esgoto que para cada 50 (cinqüenta) residências custam R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil Reais) - esta quantia equivale á menos de 01 (uma) hora de Royalties de Petróleo dos 28 milhões recebidos ao mês (logo é possível sanear todas a margem do Rio Macaé em 90 dias de Royalties 100% aplicados nesta tarefa); 
  • Fiscalização Ambiental para que os Postos de Gasolina, Lava Carros e Pequenas Industriais passem a tratar todos os seus Resíduos gerados da forma correta (implantação de Caixas SAO - Sistemas de Separação de Água e Óleo, para que não sejam descartados diretamente no Solo e nem nas Águas dos Rios; 
  • Fiscalização para evitar o uso de Agrotóxicos proibidos, tais como o Randap, e evitar o Desmatamento de Nascentes e de Córregos com punições severas aos transgressores.

Estas ações "de Fiscalização" cabem as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, a Guarda Municipal, com o apoio das Policias Florestal, Civil e Federal para que seja exercida a Cidadania.

Mas para tanto se faz necessário decisão.

"Água bem precioso, que não pode ser fabricado em laboratório, ente essencial para a Vida e para a preservação do Ser Humano (pense nisto)".
Sds Ambientalistas,



Matéria por: Prof. Julio Cesar C. Leitão - Coordenador de Educação Ambiental.
Copyright © 2007.
clubedaarvore.com.br
Todos os direitos reservados


Link site DWA Soluções
Até o momento, recebemos 835723 vizualizações de páginas (page views) desde Abril 2007
Tempo para gerar esta página: 0.90 segundos